sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A necessidade de aprendizado deve e está sendo, cada vez mais, estendida para além das fronteiras da empresa. O aprendizado com o ambiente e , em particular, a articulação de alianças representam um grande desafio de gestão. A competição internacional aumentou significativamente com a globalização das comunicações. A concorrência não envolve mais apenas preços e custos mas abrange a conquista de novas cotas de mercado, diversificação dos modelos etc.
As mudanças induzem a uma vasta gama de alianças entre empresas, formalizadas contratualmente ou informais. Essas relações contratuais cooperativas vão assumindo novo papel e adquirindo grande importância no panorama econômico contemporâneo.

O paradigma das tecnologias de informação penetra nos setores empresariais novos e tradicionais sempre assinalado pela inovação contínua e tecnologicamente transferível e pela unificação criativa de percursos e trajetórias tecnológicas diferentes. No atual regime, a redução do tempo de aprendizagem, a distribuição simultânea do mesmo produto sobre diversos mercados, a capacidade de inovar continuamente e de desfrutar de todos as possíveis aplicações do know-how são essenciais para uma boa inserção na competição a nível internacional.

A colaboração entre empresas pode representar uma alternativa viável na defesa de sua competitividade sobre o mercado, desde que conduzida de modo eficaz, no momento oportuno e com o parceiro adequado.Para ser exercida de maneira eficiente, a cooperação construtiva entre empresas requer uma atenta avaliação dos proveitos e dos riscos; das vantagens econômicas e não-econômicas que pode comportar.


Essa cooperação positiva compreende as relações ou os vínculos de complementação, auxílio e subsidiariedade entre empresas do mesmo setor ou de setores diversos e transversais, geograficamente próximos ou distintos, desde que possuam uma convergência real de interesses, ou interesses diferentes que se transmitam de uma para outra.

OBenchmarking é um método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas.

Onde consiste em comparar o desempenho com o de outras empresas e identificar quem tem um processo ou produto melhor (referências). Depois, é necessário entender por que essa empresa tem o processo ou produto melhor. A partir disso, é feita uma adaptação do que a empresa-referência faz para promover a melhora do desempenho na própria empresa. Tendo como principio: Reciprocidade Segundo esse princípio, não se deve perguntar nada que não se gostaria de responder.Esse princípio fica demonstrado pela impossibilidade de se extrair um relatório de um determinado indicador de desempenho que não foi preenchido. Analogia o benchmarking deve ser realizado com relação a processos, práticas, produtos e até mesmo resultados similares, para permitir comparação e adaptação dos resultados. No Portal de Benchmarking, através dos filtros existentes nos quatro tipos de relatório, é possível selecionar o tipo de empresa com que se deseja comparar. Por exemplo, é possível se comparar com empresas do mesmo setor, ou do mesmo porte, ou do mesmo estado. Medição como o benchmarking começa com a comparação de resultados, a capacidade de medir o desempenho de um processo, prática ou produto é essencial para identificar parceiros com melhores resultados. É por isso que há um tipo de relatório que compara somente indicadores e também outros dois que relacionam resultados de desempenho a práticas e processos. Validade o processo de benchmarking deve se basear em fatos e dados válidos, sob o risco de não gerar melhorias nos processos ou até piorá-los, caso os dados não sejam verdadeiros. É por isso que, antes de ter acesso às áreas restritas, as empresas precisam se comprometer a fornecer informações verdadeiras ao Portal, assinando o Termo de Segurança.

As melhores organizações já descobriram que vale a pena despertar o empenho e a capacidade de aprender e tomar decisões em todos os níveis organizacionais. A resposta para o futuro das organizações é aprender, mas para aprendermos conceitos novos por vezes precisamos nos livrar de alguns que já estão ultrapassados e não servem mais atualmente. Devemos mudar nossos paradigmas com vistas ao autodesenvolvimento, mesmo em períodos de turbulência

7 comentários:

roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estrutura Organizacional disse...

Olá REgi gostei de sua Expanação sobre o apreendizado com o ambiente,ficou totalmente definido e explicativo,Parabéns adorei.

roberta disse...

o tema abordado é muito atual e de suma relevancia.... as empresas tem aprendido muito umas com as outras, atraves de parcerias e alianças as quais tem tido otimos resultados....
parabens pelo blog

Elizabete Martins disse...

Existe crescente necessidade de aprendizado no ambiente empresarial o que ocorrerá, através de redes com outras empresas, isso se torna um grande desafio para a competitividade nas empresas.uma empresa aprendendo com a outra nas aliaçãs.

Bruno Canizella disse...

As empresas hoje em dia, como concorrem não só com as do mercado interno como as do mercado externo buscam cada vez mais parcerias que á tornem competitiva em todos os aspectos desde seu serviço prestado, qualidade de seu produto e preço. Assim tendo que deixar de lado aquela velha história onde se tinha aquela relação de desconfiança com fornecedores para uma relação de parceria que visa ganhos para ambos.

Parabens!!!!

Janaina Fantinelli disse...

Aprendizado com ambiente é um tema de muita importancia, pois funcionarios devem estar sempre aprendendo mais dentro da propria empresa e alem disso a empresa também deve estar aprendendo cada vez mais com o mercado atual...
O aprendizado faz com que a empresa e seus funcionarios se mantenham atualizados para não dar lugar a concorrência.
parabens pelo blog..ficou mto bom

Bohemio disse...

No mercado competitivo(globalizado), onde informações são processadas dentro de frações de segundos, uma vantagem é o aprendizado com ambiente, onde empresas estariam fazendo novas alianças pra não competir com as outras e sim unir forças pra agrupar maior numero de informações possives. E pra uma organizaçãoe aprender uma nova cultura e se adeadequar a novos desafios.
e Parabens pelo blog..adorei